O X Fórum da Longevidade Bradesco Seguros aconteceu nesta terça-feira, dia 20 de outubro, em São Paulo e reuniu 600 pessoas, incluindo geriatras, psicólogos e estudiosos de longevidade, nacionais e estrangeiros, que discutiram o tema “Inspirando um mundo melhor para todas as idades”.
Na abertura do evento, o diretor do Grupo Bradesco Seguros, Jair Lacerda, lembrou que, quando o Fórum começou, em 2006, o tema “longevidade” era um tabu. “A cada edição, porém, percebo que o mundo está encarando o tema com mais seriedade e profissionalismo”. Márcio Coriolano, presidente da Bradesco Saúde e também da FenaSaúde lembrou que o fórum virou um espaço de referência para falar sobre o tema longevidade e a companhia ganha destaque porque atua com programas que contribuem para a discussão do tema. Os programas de caminhada e também o porteiro amigo do idoso fazem parte desse cenário de longevidade.
Com apresentação da jornalista Sonia Bridi, correspondente internacional da TV Globo, o X Fórum da Longevidade Bradesco Seguros contou, ainda, com palestras da jornalista Mara Luquet, que trabalhou na “Veja”, “Valor Econômico”, “Folha de S. Paulo”, “Exame” e “Gazeta Mercantil” e é autora do livro “Aposentada ficava a sua avó”; do cineasta Gabriel Martínez, diretor do elogiado documentário “Envelhescência”; e do psicólogo Claudemir Oliveira, ex-executivo de Treinamento da The Walt Disney Company, que mostrou como uma das líderes mundiais do ramo do entretenimento se esforça para encantar clientes de todas as idades.
Entre os palestrantes, a antropóloga norte-americana Ruth Finkelstein, professora da Universidade de Columbia, em New York (EUA), e coordenadora do programa Cidade Amiga do Idoso, do prefeito Michael Bloomberg (2012), e Michael Hodin, ex-executivo sênior da multinacional Pfizer – que se notabilizou por atuar em programas de valorização do idoso e assina o blog “Age and Reason”, no site jornalístico The Huffington Post – trouxeram um pouco de suas experiências e práticas em longevidade.
Entre os palestrantes brasileiros, estiveram presentes o médico e gerontólogo Alexandre Kalache, que por 13 anos dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS) e é consultor do Grupo Bradesco Seguros para assuntos relacionados à longevidade; a escritora Márcia Tavares, autora do livro “Trabalho e Longevidade: como o novo regime demográfico vai mudar a gestão de pessoas e a organização do trabalho”; e o cineasta Gabriel Martinez, diretor do elogiado documentário “Evelhescência”.
O evento terminou com o bate-papo “Encontro de Gerações”, reunindo a colunista de “O Globo” Cora Rónai e sua mãe, Nora Rónai – que, aos 90 anos, bateu o recorde mundial dos 100 metros borboleta na Natação Master, com tempo de 3 minutos e 51 segundos.
Entrega de prêmios
Durante o X Fórum da Longevidade, também foi realizada a entrega dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros, que visam despertar a sociedade para o tema, reconhecendo trabalhos nas categorias de “Jornalismo”, “Histórias de Vida” e “Pesquisa em Longevidade”. Em sua quinta edição, a premiação recebeu 298 inscrições, sendo 153 para categoria “Jornalismo”; 111 para “Histórias de Vida” e 34 em “Pesquisa em Longevidade”.
Na categoria Jornalismo – Mídia Impressa – a “Revista Folha” arrebatou o primeiro lugar, ficando o “Valor Investimento” na segunda colocação e a revista “Cláudia” com a terceira. Já em Mídia Eletrônica, o SBT conquistou o primeiro lugar, a rádio CBN Recife em segundo e a TV Bahia na terceira colocação.Longevidade é tema de evento organizado pela Bradesco Seguros
Fonte: SEGS
Fonte: SEGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário