Com o anúncio das novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o recall de alimentos, o setor precisa se adaptar e buscar formas de se proteger. Voltado justamente para esse tipo de incidente, o Seguro Recall de Produtos da LIU, Divisão de Riscos Especiais da Liberty Seguros, apresenta soluções para indústrias e varejistas em eventuais casos de retirada de produtos por contaminação acidental ou intencional de mercadorias.
Esse tipo de seguro cobre custos associados a todas as fases do processo, incluindo transporte, estocagem, reparação e reposição dos alimentos contaminados. ?Durante todas as etapas da cadeia, desde a produção até a distribuição de alimentos, há riscos que podem acarretar despesas altas para os negócios. Por isso, o seguro para retirada de produtos, processo conhecido como recall, é uma precaução que todo fornecedor desse setor deve ter?, comenta Klaus Barretta, superintendente de Seguros de Crisis Management da LIU.
Além das garantias para a empresa, outras coberturas adicionais podem amparar custos de perdas ocasionadas pelo recall de terceiros, como lucros cessantes e recuperação de imagem, por exemplo - sendo, assim, uma importante medida de segurança para os empresários.
Outros custos também podem ser amparados, como gastos com reembolso, reparo ou substituição do produto contaminado acidentalmente ou maliciosamente por um terceiro ou funcionário. A Liberty também oferece serviços especiais de prevenção, como simulações e elaboração de planos de crise, além da inspeção de risco, realizada por engenheiros especializados.
No Brasil, foram registradas 120 campanhas de recolhimento de produtos no último ano, de acordo com o Boletim Saúde e Segurança do Consumidor 2015, do Ministério da Saúde.
.
Usuário de plano de saúde coletivo pode mover ação contra operadora sozinho
Em decisão unânime, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o usuário de plano de saúde coletivo como parte legítima para ajuizar ação que busca discutir a validade de cláusulas do contrato. No caso julgado, a ação foi movida por um dos beneficiários de plano coletivo da Unimed Paulistana oferecido pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp).
O beneficiário buscava discutir suposto abuso nos reajustes das mensalidades e a incidência do indexador Fipe-Saúde a título de correção monetária. Entretanto, a sentença, confirmada no acórdão de apelação, julgou o processo extinto sem decisão de mérito, sob o fundamento de ilegitimidade ativa.
De acordo com as instâncias ordinárias, o contrato é coletivo, firmado entre a Caasp e a Unimed, e somente elas teriam legitimidade para discutir na Justiça os termos de reajuste.
No STJ, o relator, ministro Villas Bôas Cueva, buscou amparo nos institutos do seguro de vida coletivo, previsto no artigo 801 do Código Civil. Destacou que apesar de serem contratos distintos, ?as relações existentes entre as diferentes figuras do plano de saúde coletivo são similares às havidas entre as personagens do seguro de vida em grupo?. Ele concluiu que o vínculo formado entre a operadora e o grupo de usuários caracteriza-se como se fosse uma estipulação em favor de terceiro.
?De acordo com o artigo 436, parágrafo único, do Código Civil, na estipulação em favor de terceiro, tanto o estipulante (promissário) quanto o beneficiário podem exigir do promitente (ou prestador de serviço) o cumprimento da obrigação. Assim, na fase de execução contratual, o terceiro (beneficiário) passa a ser também credor do promitente?, explicou o ministro.
Segundo o julgador, os princípios gerais do contrato amparam tanto o estipulante (empresa contratante do plano coletivo) como o beneficiário (empregado usuário do plano), de modo que, diante de situações abusivas, ambos estão protegidos, pois as cláusulas devem obedecer às normas do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor.
Para Villas Bôas Cueva, sendo o usuário do plano o destinatário final dos serviços prestados, ?o exercício do direito de ação não pode ser tolhido, sobretudo se ele busca eliminar eventual vício contratual ou promover o equilíbrio econômico do contrato?.
.
Distribuição de prêmios da Brasilcap ultrapassa os R$ 12 milhões em maio
A Brasilcap distribuiu, no mês de maio, R$ 12,7 milhões em prêmios para 2.419 títulos em todo o Brasil. Os resultados do mês representam um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado.
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os estados que se destacaram na distribuição de prêmios Ourocap. São Paulo levou R$ 2,9 milhões entre os 489 títulos sorteados; em seguida, aparece Minas Gerais, com um total de R$ 2,3 milhões para 312 títulos sorteados. Já o terceiro lugar do ranking das premiações do mês de maio ficou com o Rio de Janeiro: o estado recebeu R$ 1,05 milhão dividido entre 183 clientes Ourocap.
Nos cinco primeiros meses de 2015, o valor distribuído em premiações pela Brasilcap ultrapassou os R$ 77,7 milhões em todo o país, entre mais de 10 mil títulos sorteados. Desde a sua estreia, em 1995, a empresa já premiou clientes Ourocap com R$ 1,4 bilhão, para mais de 516 mil títulos sorteados.
.
Capemisa entrega premiação para o primeiro cliente sorteado na parceria com FutebolCard
Felipe Baesso, de São José dos Campos, foi o primeiro contemplado na parceria da Capemisa Seguradora com o FutebolCard. O cliente, que adquiriu o seguro IngressoPremiável através do site FutebolCard, foi sorteado e recebeu uma camisa oficial do Palmeiras.
Para ele, estar protegido por apenas R$ 5 e ainda concorrer a prêmios é um diferencial do IngressoPremiável. ?Além de ter um seguro de acidentes pessoais, ainda terei a chance de concorrer a uma viagem para assistir a uma partida da Champions League, o que seria um sonho?, destacou Felipe.
A parceria entre a Capemisa e o FutebolCard foi feita para proporcionar mais tranquilidade aos torcedores. Os clientes FutebolCard têm a opção de adquirir o IngressoPremiável Capemisa toda vez que comprarem ingressos para assistir a uma partida do seu time do coração. Além de ficar protegido contra imprevistos, o segurado ainda concorre a prêmios imediatos e a uma viagem para assistir a uma partida da Champions League, com direito a acompanhante e tudo pago.
.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Argo seguros participa do III Encontro Internacional de Linhas Financeiras
A Argo Seguros multinacional de seguros presente em diversos países, esteve presente no III Encontro Internacional de Linhas Financeiras, que aconteceu no Hotel Renaissance. Realizado pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o evento contou com mais de 250 inscritos com a presença de especialistas, imprensa e executivos de diversas empresas do ramo. Além disso, a Argo marcou presença com a participação de Gustavo Galrão, superintendente de Financial Lines & Liability; e Carlos Berlfein, subscritor de
Linhas Profissionais.
O evento teve como objetivo esclarecer ao mercado o papel do seguro no gerenciamento de riscos das sociedades empresariais, em painéis de discussão que abrangeram os mais variados temas que movimentam o mercado nacional e internacional. Gustavo Galrão foi o palestrante sobre Gestão de Riscos com Apólices de Linhas Financeiras e Lei Anticorrupção, apresentando o cenário atual sobre Gestão de Riscos e as perspectivas de mercado. Carlos Berlfein esteve presente como debatedor no tema sobre RC Profissional para a Área Médica, discutindo sobre a responsabilidade profissional da área médica eo aumento de processos sobre erro médico no Brasil.
Dentre outros temas a edição contou ainda com Riscos Emergentes e Ciclos de Mercado, Soluções para Riscos Trabalhistas - EPL (Employment Practices Liability) - Responsabilidade Civil de Práticas Trabalhistas Indevidas e Soluções para Riscos Profissionais em Projetos Específicos.
.
I Workshop Seg News de Seguro Garantia
No próximo dia 1° de julho, das 15 às 18h30, o Braston Hotel Augusta (Rua Augusta, 467 - Consolação - SP) recebe o advogado Ricardo Ribeiro da Luz Loew para falar no I Workshop Seg News de Seguro Garantia.
Informações e inscrições no endereço www.agenciasegnews.com.br, organizadora do evento.
.
SEGURO CIDADÃO
Night Run chega a Ribeirão Preto com patrocínio da SulAmérica
A 11ª etapa do Night Run, maior circuito de corrida de rua noturna do mundo, será realizada em Ribeirão Preto (SP), no dia 27 de junho. A prova é patrocinada pela SulAmérica e terá percursos de 5 km e 10 km, ambos com largada às 20h, na Avenida Luiz
Eduardo de Toledo Prado, no bairro Vila do Golf.
O evento integra o Circuito SulAmérica de Música e Movimento, programa da seguradora de incentivo à cultura e aos esportes. Neste ano, a SulAmérica patrocina 12 provas do Night Run em 11 cidades brasileiras. Com o objetivo de incentivar práticas para uma vida saudável, a companhia convida corretores, clientes e prestadores a participarem, oferecendo inscrições limitadas com valor especial.
?O apoio aos esportes faz todo sentido para a SulAmérica, especialmente em se tratando de eventos de participação. Acreditamos que iniciativas como esta aproximam as pessoas de hábitos saudáveis. O patrocínio ao Night Run reflete nosso compromisso com a gestão de saúde e qualidade de vida?, afirma o vice-presidente de Planejamento e Marketing da SulAmérica, Renato Terzi.
O Night Run terá ainda a realização da última prova no Rio de Janeiro, no dia 29 de agosto.
O Circuito SulAmérica de Música e Movimento completa oito anos de existência em 2015, tendo patrocinado espetáculos como ?Tim Maia - Vale Tudo?, ?As Noviças Rebeldes?, ?Cazuza ? Pro Dia Nascer Feliz?, ?Katakló? e ?Palavra Cantada?, entre muitos outros.
.
ENDOSSANDO
Dekra lança serviços exclusivos no Brasil
As vendas de veículos novos registraram uma queda de 16% no primeiro trimestre do ano. Já os usados, continuam vendendo muito bem. Somente de janeiro a abril de 2015, foram comcercializadas 3,2 milhões de unidades no País, o que significa um aumento de 2,2% em comparação com o mesmo período de 2014. Os modelos usados representam 2,8 unidades para cada um carro novo vendido.
Contudo, na hora de comprar um carro com alguns quilômetros rodados, o consumidor deve se atentar a alguns detalhes que podem evitar muita dor de cabeça. Pensando nisso, a Dekra lança um serviço único, que agrega certificado de procedência mais garantia mecânica de um ano equivalente à de fabrica.
O Dekra Security, novo produto da Dekra, multinacional alemã e líder mundial em vistorias automotivas, em parceria com a SNG, empresa de mais de 25 anos de experiência na Europa em administração de garantia automotiva, foi desenvolvido com o objetivo de alertar o consumidor, lojistas e concessionárias a respeito das armadilhas que podem vir junto com um veículo seminovo ou usado, bem como ratificar a importância de uma análise detalhada na hora de fechar uma negociação.
O Dekra Security é um dos serviços mais completos do mercado e contempla o histórico veicular Checkauto com até 40 informações como: histórico de leilão, quilometragem adulterada, roubo e furto em aberto, entre outros. A avaliação completa realizada por especialistas analisa mais de 105 itens do veiculo como: identificação, estrutura, pintura e etc. A garantia mecânica de um ano com cobertura em até 10 partes do veículo contempla itens como: motor, câmbio, circuito eletrônico, diferencial, transmissão e sistemas de refrigeração, climatização, freio, direção e de alimentação e injeção.
Além da garantia, o serviço ainda oferece diversas vantagens como: assistência 24 h, serviço de guincho, sem limite de quilômetro percorrido, sem limite de frequência, sem carência ou franquias adicionais.
O serviço é válido para veículos seminovos nas seguintes condições: até cinco anos de uso e no máximo 95 mil km rodados, exceto veículos blindados, modificados e com kit gás.
Fonte: Monitor Mercantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário