sexta-feira, 19 de junho de 2015

Novo modelo prevê seguradoras com menos papel nas operações

O setor de seguros no Brasil é bem evoluído na área de regulação. Mas, as seguradoras latino-americanas usam muito papel. Nos Estados Unidos e países da Europa, as operações nas seguradoras já estão sendo concretizadas quase sem papel. Foram essas as palavras da líder Global de Estratégia e Análise do setor de seguros na IBM Global Business Services, Ellen Yoon, que há cinco anos está atuando na América Latina.
“Eu também gostaria de ver mais investimento das seguradoras da área de subscrição. Em outros países, há modelos mais avançados de subscrição e de precificação”, disse Ellen Yoon, durante o terceiro painel “Transformação digital: Qual o impacto nas seguradoras”, no congresso CIAB Febraban 2015 (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), que se encerra hoje no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Para a transformação digital, a líder global do setor de Seguros da IBM para América Latina, explicou que a empresa tem de começar a trabalhar sem papel. “Tudo digital dentro e fora da seguradora, responsável por mostrar o andamento do “status” em tempo real do sinistro aos clientes”. O encaminhamento do sinistro tem de ser visualizado em cada departamento da seguradora. “Essa procedimento evita ligações dos consumidores ao call center”, disse Ellen Yoon. “Se a seguradora quiser concorrer neste setor nos próximos anos, tem de aceitar a transformação digital em todas as suas áreas e não apenas naquela voltada ao atendimento ao cliente”, completou.
Para Ellen Yoon, o contrato de papel, por natureza, só atende se houver o evento. No novo modelo de negócio, o seguro tem de ser visto como um produto de gestão de risco. “Em vez de só pagar o sinistro, é preciso gerenciar o risco do cliente”, afirmou.
Ellen mencionou uma nova ferramenta da IBM, chamada Watson, que analisa as condições individualizadas para saber se o sinistro será coberto pelo seguro. O produto Watson pode ser alimentado com 20 mil documentos. A ferramenta tem capacidade de dar uma resposta em dois minutos sem perder um parágrafo de cada documento.

Fonte> CNseg

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