A realidade econômica brasileira tem tirado o sono dos empreendedores. Os custos estão mais altos, os encargos trabalhistas e os impostos corroem os lucros; as margens das empresas estão cada vez mais apertadas. O desejo de prosperar com um negócio próprio, realizar sonhos e alcançar o equilíbrio de vida está cada vez mais distante.
Os mercados competitivos e a demanda em declínio estão tornando o dia a dia do administrador mais voltado para negócio e cada vez menos para a vida pessoal e familiar. A luta para construir um negócio rentável tomou o espaço das necessidades pessoais.
Veja a seguir os principais aspectos do ambiente empresarial que permitem ao empresário o equilíbrio necessário para uma vida saudável e usufruto da riqueza do seu negócio. Entenda, faça uma reflexão e tome a atitude capaz de trazer-lhe o equilíbrio na vida e nos negócios.
Crie o seu mapa dos sonhos
Seus desejos e sonhos pessoais precisam estar registrados em algum lugar para acompanhamento diário. Escreva, coloque imagens, mencione os nomes das pessoas que gostaria que estivessem com você nos seus desejos. Um carro novo, uma viagem ao exterior, férias com a família, uma casa nova, uma festa de bodas de prata etc... Todos os seus desejos pessoais precisam estar claros na sua mente, para então transformar o seu negócio em uma máquina capaz de financiar a realização dos seus sonhos. Lembre-se que a realização do sonho requer objetivos, plano e ação.
Sistematize o seu negócio
Defina processos e sistemas que compõem cada área do seu negócio, treine as equipes, eleja gestores. Documente o que cada área precisa fazer, quais são suas atribuições e metas, quem são seus clientes internos e externos. A sistematização precisa estar clara, de preferência escrita ou em forma de manual da sua operação. Esse processo é uma das etapas mais importantes do seu negócio para que ele possa funcionar sem você.
Construa uma equipe comprometida
Selecione bons colaboradores, treine sempre, crie lideranças competentes e aptas a conduzirem os processos das diversas áreas. Defina a regra do jogo, estabeleça objetivos comuns e metas de vendas, resultados, atendimento ao cliente, finanças etc e compartilhe com todos. Crie plano de recompensas por cumprimento de objetivos para alimentar o ciclo do compromisso da sua equipe com você.
Aprenda a administrar o tempo
Defina com clareza o que é urgente e o que é importante para a sua empresa e compartilhe com toda a equipe. Lembre-se que em geral o urgente é o importante que não foi tratado no momento certo e de forma correta. Tenha uma agenda diária de atividades, defina a duração de reuniões e evite situações que consomem o seu tempo de forma improdutiva. O segredo de uma boa administração do tempo está em definir o quanto você dedicará do seu dia a assuntos profissionais e quanto será destinado a atividades pessoais e familiares. Defina a quantidade de horas para cada situação e envolva-se plenamente. Programe de forma antecipada suas atividades de lazer, feriados, férias e reserva na sua agenda.
Trabalhe para o negócio
Os donos de negócios existem para fazê-los crescer, e não para operar e administrar. A personalidade de empreendedor precisa ser maior e mais forte do que as de técnico e administrador. Preocupe-se menos em estar dentro do negócio e mais em trabalhar para ele inovando, criando, descobrindo oportunidades, planejando objetivos e distribuindo metas. Se a operação e a gestão da sua empresa estiverem extremamente concentradas em você, dificilmente conseguirá alcançar o equilíbrio necessário entre as necessidades pessoais e profissionais.
Não espere que fique muito tarde para pensar em equilíbrio na sua vida. O tempo é o único ativo que não se recupera quando perdido. Portanto, seja produtivo e perspicaz para usufruir dos resultados do seu negócio com familiares e amigos e de preferência de uma maneira inesquecível!
Fonte: SEGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário