A Zurich, seguradora global com 143 anos de experiência, atuação em mais de 170 países e mais de 70 anos de experiência no Brasil, promoveu no dia 1º de setembro a segunda edição do Workshop de Engenharia em Prevenção de Riscos 2015. Sob o tema “Reforçando parcerias para proteger o seu negócio em tempos desafiadores”, o evento mostrou parte do trabalho realizado pela Zurich para proteger as empresas. Estavam presentes clientes das áreas Corporate e Linhas Comerciais, além de parceiros corretores.
Durante as palestras ficou evidente que o processo realizado pela companhia tem abordagem consultiva e personalizada. A Zurich mapeia possíveis riscos da própria empresa, analisa a cadeia de suprimentos, considera riscos emergenciais (catástrofe natural) e longos (como problema na economia), e também está atenta aos problemas que os sinistros podem gerar, finalmente orientando sobre ações que possam minimizar situações críticas.
“A missão da Zurich é auxiliar o cliente a entender os riscos e se proteger deles. Este é o nosso dia a dia, e o Workshop tem o objetivo de compartilhar parte de nosso conhecimento e atuação, assim como evidenciar que é possível minimizar os riscos e suas consequências”, afirma Carlos Cortés, Head of Engineering Risks da Zurich.
“O período crítico após um sinistro pode variar muito de empresa a empresa, e a Zurich considera este impacto e constrói um plano de continuidade diante da crise, definindo ações específicas predeterminadas. Também traçamos estratégias de recuperação consistente, considerando fatores interdependentes”, disse Tim Astley, líder dos mais de mil engenheiros de riscos da Zurich.
Tempos atuais
O tema da palestra de Tim Astley foi “Construindo Resiliência do negócio, vantagem competitiva em tempos desafiadores”. Além de discorrer sobre a metodologia Zurich que observa integralmente o negócio, Tim destacou a importância de se ter uma estratégia de recuperação consistente e com rapidez suficiente para que seus clientes não migrem para os concorrentes. É o que chama de “resiliência do negócio”, ou seja, a capacidade de superar obstáculos e de se recuperar após uma pressão negativa.
Durante o Workshop, uma pesquisa com os presentes apontou que 39,2% não possuem planos e estratégia para a continuidade nos negócios, caso haja sinistro. Apesar de 71,6% ter afirmado que a empresa tem analisado riscos maiores. Carlos Cortés reforça que um dos objetivos da Zurich é promover a cultura do seguro, informar sobre as possibilidades e importância. Carlos e Tim Astley destacam que modificações pontuais, e que não necessariamente envolvam alto custo, podem levar a melhorias consideráveis na gestão de riscos.
“Riscos podem atingir a todos. A Zurich tem como missão empregar o conhecimento adquirido em anos de atuação e mais de 170 países para prevenir e reduzir riscos, assim como desenvolver meios de minimizar os danos que este risco possa gerar nos negócios”, afirma Mario Orozco, Head of Engineering Risks da Zurich para América Latina.
Werner Stettler, Vice-Presidente da área Corporate da Zurich Brasil, lembrou aos presentes sobre os desafios atuais do país – a exemplo da crise hídrica e econômica. “Estas questões criam novos desafios para as empresas, e a Zurich está atenta para ajudá-las a avaliar e entender os riscos e os impactos gerados por este cenário”, afirmou.
Sobre a Zurich
Zurich Insurance Group é uma seguradora líder que opera em mercados globais e locais. Com mais de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de soluções de seguro Vida e não-Vida. Entre os clientes da Zurich estão particulares, pequenas, médias e grandes empresas, incluindo multinacionais, em mais de 170 países. O Grupo foi fundado em 1872 e está sediado em Zurique, Suíça. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no SIX Swiss Exchange e tem o nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Para mais informações sobre a Zurich, consultar www.zurich.com.
Sobre a Zurich Brasil
A Zurich Seguros soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 70 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal adquirida nos 170 países em que atua. Fundado há 143 anos na Suíça (em 1872), o Grupo Zurich atesta solidez financeira e segue o rigoroso padrão europeu em sua Política Global de Atendimento. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil no topo de sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado.
Fonte: SEGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário