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Quais as decisões práticas e emocionais que você precisa tomar nesse momento? As consultoras da Toolssearch resumem para você: nada de ficar parado.
Primeira ação importante vem da sabedoria popular: Não tome nenhuma decisão de cabeça quente. Nada de grandes planos nos primeiros dias. Você precisa de tempo para processar o que aconteceu e "como você se sente sobre isso".
Enquanto amortece o impacto, faça uma avaliação financeira. Detalhe seu orçamento familiar, separe o essencial do que agora é essencial. Com esse novo contexto e algumas propostas pequenas de realinhamento do orçamento parta para a fase de conscientização da família e/ou dependentes." Envolver os seus membros imediatos da família e qualquer outra pessoa que é financeiramente dependente de você. Vocês todos precisam entender a realidade”, argumenta Daniela Cox.
Transforme a raiva e ressentimento em autoanálise. Converse com amigos e ex-colegas para entender o que você pode melhorar em uma próxima experiência. Consenso entre as consultoras:"Mesmo que a demissão tenha sido por corte de pessoal, sempre temos o que aperfeiçoar."
Contar a história várias vezes ajuda e ouvir o feedback de pessoas que têm diferentes experiências pode ser enriquecedor, mas atenção:" saiba separar o que esses conselheiros improvisados têm de prático e o que vem do emocional da história deles. Muita gente projeta as suas dificuldades ao invés de ajudar o outro", conta Ana Beatriz.
Trabalhar essa bagagem emocional, se livrar do coeficiente vítima, vai fazer com que você chegue mais maduro em uma próxima entrevista. O recrutador não quer saber de mágoas, quer saber de experiência e atitudes positivas.
Trabalhe em uma explicação simples para a sua demissão, verdadeira e ensaie várias vezes antes. Fale de você mesmo com orgulho, comedido. Ah! Antes de fazer contato, lembre-se de afinar seu perfil nas redes sociais”, completa Daniela, que atua na seleção de gerentes, executivos e presidentes para indústria, varejo e serviços.
Ao separar a lista de empresas que vai se candidatar, dica que quase ninguém faz: converse com ex-colegas e amigos que trabalham lá ou que conhecem pessoas que trabalhem nessas empresas e tente chegar o mais perto possível da cultura, dos valores, termos e linguagem usados. Isso vai ser importante para elaborar um currículo com as características que aquela empresa busca e para de destacar na entrevista.
Paralelamente, separe um tempo para participar de grupos de networking e das atividades de associações. Informe-se antes sobre quem frequenta e quais as sinergias. Hoje, estudos mostram que 80% das recolocações acontecem pela rede de relacionamentos.
Sobre a Toolssearch: . Daniela Vieira Cox foi diretora da Zara, Arezzo, Loungerie e Daslu. Ana Beatriz Tartuce Jorge foi diretora de RH da Zara e atuou também Lufthansa, Souza Cruz e Grupo Bravante. Há dois anos em operação com a Toolssearch as duas já atendem grandes empresas do varejo, indústria e serviços, tendo artigos publicados na página da ABRH-SP, na Folha de Alphaville.
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Fonte: SEGS
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