quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Furtos caem em 2015, mas preços se mantêm

Apesar do aumento registrado em julho do número de furtos e roubos de veículos, em relação a junho, os índices mensais de 2015 ainda refletem uma queda considerável em relação ao ano passado (ver reportagem na página 4). Mesmo assim, os preços dos seguros de veículos parecem não ter reduzido em Limeira.
É o caso vivido pelo analista de informática Wandick Sena. Por seu carro, um modelo Fox 2009, ele paga um seguro de R$ 1,8 mil - preço considerado alto por ele. O analista ainda comenta que este foi o valor mais baixo encontrado. "Fiz algumas cotações e recebi propostas de até R$ 2,5 mil. Tinha vendedor que considerava o modelo mais furtado e as marcas mais visadas pelos ladrões. Fechei com o menor valor e, mesmo assim, ainda achei caro", conta.

"Cada seguradora tem seu cálculo, inclusive de reajuste. Elas não consideram dados de índice de segurança do Poder Público. Consideram marca, modelo, malha viária da cidade e risco de acidentes", explica o diretor regional do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo), Carlos Alberto Caporali.


De acordo com Caporali, as seguradoras fazem cálculos de acordo com um banco de dados próprio, considerando outros modelos da mesma marca que possuem cobertura da empresa. Segundo ele, índices de redução nos casos de furto e roubo de veículos ainda não fazem parte dos critérios de avaliação no momento de uma cotação. "As seguradoras ainda não enxergam esses dados de segurança pública. Isso ainda vai demorar a ser sentido por elas e, por isso, não fazem redução de valor", conta.


A reportagem do Jornal de Limeira fez contato com duas das principais seguradoras na cidade. "Entre as variáveis que compõem o preço do seguro estão o modelo do veículo calculado, região de circulação do risco, perfil do segurado, dentre outras informações. Além disso, é contemplada no cálculo do valor a possível cobertura de fatores - como colisão total ou parcial do veículo, incêndio, enchente ou alagamento e quebra de vidros e retrovisores", explica uma das empresas, em nota.


A seguradora explica ainda que consegue oferecer desconto no valor do seguro, caso o veículo possua itens que aumentem a segurança - como rastreadores e bloqueadores. "Podem reduzir o risco de um roubo ou furto e, consequentemente, haverá a redução no risco e no preço", completa.

OS MAIS VISADOS
Segundo Caporali, os veículos mais visados são, principalmente, o Ford EcoSport e o Volkswagen Gol, além de outros modelos que chamam a atenção pela velocidade. "Os ladrões têm preferido as picapes - como Saveiro Cross -, além dos mais rápidos, para dar fuga", completa.


Fonte: Jornal de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário